programação
Cinco longas e uma mostra de curtas compõem a programação da MARÉ 2020. Longa de abertura, A jangada de Welles (2020) joga nova luz à mitológica passagem do cineasta Orson Welles no Brasil, em 1942. Em busca de uma poética própria, Petrus Cariry articula tradição e modernidade no Brasil de Getúlio Vargas para fazer uma meditação sobre o próprio cinema, o uso de arquivos analógicos e as possibilidades do cinema digital.
O pernambucano Beco (2019), de Camilo Cavalcante, revela o imaginário das almas embriagadas nos bares do bairro de Afogados, no Recife. Ao promover uma ecologia subjetiva das classes populares do Recife, o filme também olha para o abismo social brasileiro. Terceiro filme da nossa programação, Castelo de Terra (2020), de Oriane Descout, testemunha os esforços da diretora e seu companheiro, em viver de acordo com princípios da agroecologia que podem se tornar, em si, atos de resistência.
A produção indígena Yãmiyhex: as mulheres-espírito (2019) é uma experiência poderosa e única. Suas diretoras, Sueli e Isael Maxakali, constroem um olhar de dentro para um ritual ligado a uma mitologia bastante particular. A relação entre tradição e novos costumes e técnicas de criação também está na gênese de Virou Brasil (2019). Com direção dos jovens Pakea, Hajkaramykya, Arakurania, Petua, Arawtytaia, Sabiá e Paranya, o filme é a mais recente produção da ONG pernambucana Vídeo nas Aldeias, que encerra a programação de longas. Importante ressaltar que estes dois últimos filmes são falados em idiomas originários indígenas, e legendados em português.
Uma retrospectiva de curtas já exibidos em edições anteriores completa a programação, exceto por uma ótima novidade: o curta Yá, me conte histórias (2020), de Carine Fiúza, produzido na Paraíba, em busca de forças ancestrais durante a pandemia. Em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, o programa de curtas será incorporado em atividades nas escolas da rede pública municipal.
Um abraço a todas e todos, com o desejo de ótimas sessões!
______
André Dib - Curador