por Daniele Carvalho,

Coordenadora de Formação da MARÉ

A Oficina de Sensibilização Ambiental acontece desde a primeira edição da MARÉ e tem como objetivo levar os participantes à reflexão sobre o seu papel na atual crise socioambiental e, é claro, nas possibilidades de ações para superação da mesma. Utilizando estratégias lúdicas e interativas as oficinas acontecem em escolas públicas do Recife e no Jardim Botânico do Recife.

 

Já a Oficina de Vídeo Ambiental abordará os princípios da linguagem e pensamento audiovisual, englobando todo o processo de realização, desde a pré-produção, pesquisa e roteirizo, captação de imagem e som, até a mesa de edição, com o objetivo de produzir junto aos alunos um vídeo ambiental sobre a região em que vivem. Queremos não só elevar o nível de consciência crítica dos alunos, mas também ensiná-los, a partir do audiovisual, a enxergar seus bairros e comunidades com outros olhos.

 

Compreendemos que as atividades de formação da MARÉ não apresentam um fim em si só, mas são um ponto de partida para uma reflexão crítica acerca da necessidade de nos mobilizarmos, coletivamente, para mudarmos nossa realidade socioambiental.

OFICINAS